Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2008

Bombeiros Voluntários de Alijó.

   Com a eleição dos novos órgãos sociais (23.01.2008), chegou hoje ao fim o mandato (2005/2007) de uma direcção da qual tive o prazer de pertencer. 
    Foram três anos de árduo trabalho dedicados a uma Instituição, que tem como objectivo principal a protecção desinteressada de vidas e bens em perigo, mediante a prevenção e extinção de incêndios, o socorro às populações em todo o tipo de acidentes, catástrofes e calamidades, e o transporte de doentes. 

    Se muito foi feito, talvez outro tanto ficasse por realizar, pois, nunca nos devemos dar por satisfeitos por aquilo que fizemos.

    Ao iniciar funções (26.01.2005) eram vários os objectivos a cumprir. 

    1º - Sem dúvida, o mais urgente, era a legalização dos estatutos, documentos basilares de qualquer Instituição, alterando os que vinham regendo a Associação e que haviam sido votados em Assembleia-Geral de 16.05.1943 e aprovados pelo Alvará do Governo Civil de Vila Real, nº 131 de 04.06.1943. Meses de imenso trabalho permitiram cumprir este objectivo. No dia 19.06.2006 era outorgada a escritura de alteração de estatutos. Haviam passado mais de 60 anos desde a última alteração estatutária...!

    2º - Reestruturar toda a secretaria, respectivo arquivo documental e, proceder à informatização de todos os serviços.

    3º - Recolha de elementos sobre os associados e informatizar toda a informação referente aos mesmos.

    4º - Dotar todas as viaturas com o respectivo Cartão Galp Frota, tendo como consequência uma diminuição considerável dos custos com os combustíveis.

    5º - Era necessário proceder à aquisição de uma ABTM (ambulância de transportes múltiplos-9 lugares), visto que as solicitações para o transporte de doentes aumentavam de dia para dia, e esta viatura traria uma redução considerável nos custos com combustíveis, pessoal, etc.., uma vez que transportava vários doentes ao mesmo tempo. No dia 13.01.2006 chega ao quartel desta Associação a referida ambulância.

    6º - Para melhor responder ao combate de incêndios, era necessário dotar a corporação com mais um veículo de combate a incêndios VFCI ). Em 06.01.2006, a Associação passou a dispor de mais um veículo desta natureza, bem equipado para fazer frente aos sempre "terríveis" incêndios. No entanto, é de salientar que a Associação se continua a debater com a falta de um veículo urbano de combate a incêndios urbanos V.U.C.I.) e de um veículo de socorro e assistência táctico (VSAT ) - desencarcerador ”.   

    7º - Mas, não podemos deixar deixar de fazer referência à grande ambição de todos os bombeiros, directores e população em geral, a construção do quartel. As actuais instalações, bastantes deterioradas, não oferecem as melhores condições de alojamento para os bombeiros, para a guarda das suas viaturas, nem o mínimo de condições para o desempenho da nobre missão que, todos os dias, executam os nossos “Soldados da Paz”.

    A direcção, apesar dos vários obstáculos encontrados, conseguiu dar início aos projectos de arquitectura e de especialidades, estando concluídos.

    8º - Procedeu-se ao registo da Associação na Conservatória do Registo Comercial de Alijó, no dia 22.11.2006.

   9º - Legalizou-se o imóvel onde o projecto irá ser implementado. Mais uma tarefa conseguida com êxito, pois, a escritura foi lavrada a 14.03.2007.

   Quanto a verbas para a sua execução, o futuro o dirá.

   10º - Os nossos bombeiros foram sendo equipados com equipamento apropriado e indispensável para bem desempenharem as suas funções. Eles são o rosto desta Associação e, se ela orgulha qualquer um de nós, a eles se deve. 

     11º -  A esta Direcção coube a nobre missão de levar a efeito as comemorações do 75º aniversário da Associação, que se realizaram no dia 08.07.2007, e, ainda, do Dia Distrital do Bombeiro.

     Muito mais poderia escrever sobre o trabalho desenvolvido por aqueles que, abdicando muitas vezes da sua vida familiar, se dedicaram de corpo e alma a esta tão nobre causa. Estou a falar não só na direcção, mas também, em todos aqueles que trabalharam diariament connosco (bombeiros, etc..). A prova do muito trabalho realizado, muitas vezes invisível aos olhos do simples cidadão, está a actual situação financeira da Associação, que apesar das quantias despendidas em fardamentos, viaturas, etc..., ainda aumentou o saldo em caixa. 

     Com todo o trabalho feito por esta direcção, em apenas 3 anos, ficaram lançadas as bases para um futuro mais risonho para a Instituição. 

    Aos meus colegas de direcção, o meu obrigado por tudo. 

     Ao longo destes anos, tive o prazer de conviver, quase diariamente, com grandes homens e mulheres, sempre dispostos a ajudar o próximo. Estes, estarão sempre comigo no meu "coração". A todos eles, incluindo os elementos da fanfarra, o meu obrigado por tudo quanto me ensinaram e pela colaboração que sempre prestaram.

    Os objectivos foram alcançados. Com todo o meu empenho, tentei fazer o melhor que sabia e podia, juntamente com os meus colegas, mas fica a mágoa de uma partida antecipada. Até um dia amigos...!

     Aos novos órgãos sociais, votos de felicidade e, que continuem a dignificar esta Associação Humanitária.    

  “O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direção para a qual nos movemos.” Oliver W. Holmes

 

publicado por avozalijoense às 13:42
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De fernando silva a 25 de Janeiro de 2008 às 20:18
Como ex-bombeiro e alijoense, o meu muito obrigado ao meu amigo MARIO por todo o trabalho competente, desinteressado e, em penalização da própria vida pessoal, que desenvolveu, ao longo deste triénio na Direcção da A.H.B.V.ALIJÓ.
De brunomiguelqueiros a 26 de Janeiro de 2008 às 00:28
Parabéns pelo trabalho realizado, só nos resta esperar que a próxima direcção, realize um trabalho tão bom ou ainda melhor.
E se antevermos os tempos que se avizinham, o trabalho dos Bombeiros vai ser ainda mais importante e vital do que tem sido até aqui.
De avozalijoense a 26 de Janeiro de 2008 às 20:35
Porque conheço bem aquela casa e os homens e mulheres que ali trabalham, tenho a certeza que saberão responder de uma forma eficaz aos desafios que se adivinham.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. PARA REFLECTIR....

. BRUNO DEIXA O ATLÉTICO CL...

. PSD: PEDRO PASSOS COELHO ...

. Citações célebres.Ler e r...

. I Jornadas de Saúde Mater...

. Bombeiros Voluntários de ...

. Santa Casa da Misericórdi...

. Arquivo Municipal. Ressac...

. DIA SEM CARROS

. PORTUGAL E ESPANHA REVIVE...

. A avaliação do desempenho

. BOMBEIROS DE ALIJÓ FESTEJ...

. 1ª CONCENTRAÇÃO MOTARD - ...

. A Natureza...

. Que política para o meio ...

.arquivos

. Outubro 2009

. Agosto 2009

. Junho 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Setembro 2007

. Junho 2007

. Março 2007

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds